quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Armazenamento

A escolha de um aparelho fotográfico deve também ser feita em função do cartão de memória usado e da sua disseminação no mercado. O Compac Flash (CF) e o (SD) são no inicio deste século,os cartões mais comuns a todos os fabricantes. Por isso mesmo,as marcas que optaram por usar cartões proprietários os seus aparelhos-Fujifilm e Olympus com o XD e a Sony com o Memory Stick-usam,como altermativa,cartões CF nos seus equipamentos de topo,para agradar a uma clientela mais vastra.


Antunes,José e Marques,António Eduardo,"Manual da Fotografia Digital".Porto Editora,2005

Cartões de Memória

Enquanto que o filme serve tanto para o registo inicial da imagem como para o seu armazenamento no tempo,as máquinas fotográficas digitais necessitam de um suporte adicional para aguardar as imagens capturadas pelos seus sensores. Infelizmente não existe só um tipo de cartão de memória entre eles:
  • Compac FLASH (CF);
  • Secure Digital (SD);
  • MultiMedia Card (MMC);
  • Memory Stick;
  • XD-Picture Card;
  • SmartMedia;

Cada um destes formatos é fisicamente incompatível entre si,mais serve o mesmo propósito :usa memória flash para amazenar as fotografias obtemos com as nossas máquinas fotográficas.

Antunes,José e Marques,António Eduardo,"Manual da Fotografia Digital".Porto Editora,2005

Sensores de Captura de imagem

O sensor de imagem é o que permite a uma máquina fotográfica digital converter a luz em sinais eléctricos que, depois de processados, vão ser transformados num ficheiro de imagem. A esmagadora maioria das maquinas fotográficas digitais usa dois tipos de sensores o CCD e o CMOS ambas tem desvantagens e vantagens sendo que no inicio na era segura afirma que as máquinas fotográficas digitais melhores e mais caras usam todos sensores tipo CCD. E as mais baratas e de pior qualidade optavam pelos CMOS.

Outros tipos de Sensores
X Foveon x3
X LBSCAST
X SUPER CCD

O Futuro

No Inicio do século XXI o mercado das máquinas digitais dividia-se entre os modelos muitas baratas e maus com sensores CMOS e os modelos mais sofisticados com sensores CCD. Contudo com a Canon a provar que é possível criar sensores CMOS de elevada qualidade e olhando para as aventuras da Foveon a da Nikon com derivadas desta tecnologia,o futuro é tudo menos claro.
No Inicio de 2004, mesmo os modelos mais baratas, começaram a empregar sensores CCD -cujo preço entretanto baixou substancialmente, sobretudo nos modelos de resoluções mais baixas. È previsível que a tecnologia CMOS mais sofisticada até agora usada apenas em modelos de topo começam a aparecer também em máquinas fotográficas digitais mais baratas.

Antunes,José e Marques,António Eduardo,"Manual da Fotografia Digital".Porto Editora,2005

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Pixel ou Píxel[1] (sendo o plural píxeis) (aglutinação de Picture e Elemento, ou seja, elemento de imagem, sendo Pix a abreviatura em inglês para Picture) é o menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo um monitor),ao qual é possivel atribuir-se uma cor. De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira.

Num monitor colorido cada Pixel é composto por um conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e azul. Nos melhores monitores cada um destes pontos é capaz de exibir 256 tonalidades diferentes (o equivalente a 8 bits) e combinando tonalidades dos três pontos é então possível exibir pouco mais de 16.7 milhões de cores diferentes. Em resolução de 640 x 480 temos 307.200 pixels, a 800 x 600 temos 480.000 pixels, a 1024 x 768 temos 786.432 pixels e assim por diante.

Megapixel

Megapixel (ou Megapíxel) designa um valor equivalente a um milhão de pixels/píxeis. É utilizado nas câmeras digitais para determinar o grau de resolução, ou definição de uma imagem. Uma resolução de 1,3 Megapixels significa que existem aproximadamente 1.300.000 pixels na imagem, o que corresponde a nada além da multiplicação da largura pela altura da imagem, ou seja, uma imagem de 1280 pixels de largura por 1024pixels terá exactamente 1.310.720 pixels.


http://pt.wikipedia.org/wiki/Pixel

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Fidelidade dos Visores

O visor LCD é o mais fiável de todos quanto ao recorte já que o aparece no monitor é exactamente o que aparecerá na fotografia. Em caso de muita luz vemos as imagens escuras no monitor e ao vê-las no computador ficarão mais brilhantes e claras.

O visor Directo é o menos fiável dos três. Tem um problema chamado de paralelismo,acentuado quando o objecto se encontra perto da máquina fotográfica. Este problema consiste no facto de a imagem focada pela objectiva não coincider com a imagem mostrada pelo visor.

O visor reflex è muito fiável enquanto focagem mas tem um factor de recorte dependendo do tamanho da máquina fotográfica.

Visores

Visor LCD-A maioria das câmaras compactas actuais não têm visor como tal utilizam um pequeno monitor LCD ou visor LCD para enquadrar.

Visor Directo-Chama-se visor directo porque é um visor independente da objectiva. O objecto vê-se através dum sistema óptico montado á parte do que aparece enquadrado pela objectiva. Este tipo de visor é usado por algumas compactas que não seja necessário focar.

Visor Reflex-Este projecta a imagem que a objectiva capta. O visor reflex usa um conjunto de espelho para que o fotógrafo contemple a cena na sua posição real. No momento do disparo o 1º espelho que projecta a imagem da objectiva levanta-se e deixa passar a luz para o sensor. Este é o tipo de visor que as DSLR usam e é por este factor que também se chamam máquinas fotográficas reflex.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Tipos de Máquinas Fotográficas

As câmaras podem-se classificar em função de muitas coisas: o suporte em que se armazeram as imagens do tamanho do sensor ou película, do tamanho ou também em função do grau de automatismo.Entre as digitais podemos distinguir basicamente os seguintes tipos que se diferenciam principalmente pelo seu tamanho o tamanho so sensor e pelas suas funcionalidades.

Compactas: São pequenas e por tanto o tamanho de sensor também. É a sua principal desvantagem. São ideias para viajar o levar a qualquer sítio porque cabem no bolso.

Intermédias ou Bridge: A diferença das compactas é que o sensor é ligeiramente superior o que supõe um aumento da nitidez e qualidade das fotografias assim como a possibilita a obtenção de ampliações maiores sem perder qualidade. Tem mais funções que as compactas as lentes são de melhor qualidade e têm um zoom com maior alcance que as compactas.

Reflex ou DSLR: o tamanho do sensor é bem maior que os das máquinas bridge e das compactas. Portanto a nitidez e qualidade das fotografias são claramente superiores. Como principais vantagens das DSLR são a possibilidade de mudares de objectiva um visor de precisão mais funções de controlo para explorares a tua crividade e controlares a qualidade e exactidão da tomada da fotografia. Têm um sem fim de acessórios que permitem ampliações em papel de qualidade de um tamnho muito maior que as bridge ou compctas. Existe uma gama muito alargada de DSLR havendo muita diferença entre as básicas e as profissionais.

Elementos Básicos da Fotografia

Os elementos básicos da fotografia são a máquina fotográfica pessoa ou objecto a fotografar a luz e o fotografo. podemos dizer que o fotografo capta numa cena que tem uma determinada luz usando uma maquina fotográfica. Uma câmara é uma caixa escura que deixa passar luz num determinado tempo exacto para que a imagem focada atráves de objectiva seja registada por um sensor digital ou película.O sujeito ou a cena é enquadrada é focada. Objectiva num extermo que dirige os raios de luz até um sensor digital no outro externo. O sensor digital capta a imagem. A objectiva com uma abertura variável,o diafragma,limita o tamanho do raio de luz que penetra. O obturador que controla o tempo que o sensor está exposto á luz....Para observa-se atráves dum visor ou atráves de uma ecrã LCD incorporado na câmara digital. Para eleger o momento da exposição dispara-se num botão disparador. A imagem recolhida pelo sensor é processada por um chip e armazena-se num suporte de armazenamento digital. Uma bataria alimenta o circuito electrónico durante todo o processo. Um fotómetro mede a luz que entra pele objectiva para que a câmara possa calcular a exposição correcta. O processo nas máquinas fotográficas analógicas é muito semelhante. A diferença é que não há um sensor digital mas sim um filme que é sensível á luz...